CATAVENTO CULTURAL

CSC – Unidade II - 11/05/2017 - 11h30

No dia 11 de Maio, os alunos do 2° ao 5° Ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Clara, visitaram o Museu Interativo Catavento Cultural, localizado no Antigo Palácio das Indústrias em São Paulo. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área de Ciências, durante a visita os alunos passaram por 4 seções - “Universo”, “Vida”, “Engenho” e “Sociedade” – nas quais puderam experimentar novas possibilidades de aprendizagem.

Na seção "Universo", os alunos puderam visualizar inúmeros painéis expositivos que representam o conhecimento do espaço sideral tal como é conhecido atualmente. As obras expõem assuntos relacionados ao Sistema Solar, à Geologia, sobre viagem espacial, paisagens e relevos terrestres, contando com ferramentas audiovisuais e, inclusive, um meteorito real.

Na seção "Engenho", os alunos verificaram um conjunto de obras interativas que despertam a curiosidade sobre a relação entre os conhecimentos físicos e os seres humanos. As obras expõem assuntos de Mecânica, Óptica, Ondulatória, Termodinâmica e Eletromagnetismo.

Na seção "Sociedade", os alunos presenciaram assuntos relacionados ao meio ambiente, explorando as questões relativas à sustentabilidade, nanotecnologia e robótica, verificando como essas questões se relacionam com a nossa vida atual.

Na seção "Vida", eles tiveram a oportunidade de conhecer diversos blocos temáticos, explorando os principais aspectos relacionados aos biomas, à árvore da vida, aos insetos, à vida no oceano, aos aquários marinhos, à fotossíntese, à evolução humana, ao nosso corpo, às células, DNA e outros itens afins.

Os alunos retornaram da visita com o espírito científico aguçado e bem empolgados com tudo que foi vivenciado ao longo da tarde.