EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil deve ser a fase da vida mais lúdica e envolvente. É o momento em que a criança aprende a se situar no ambiente escolar e a conviver com seus colegas. Assim, dialogar, interferir, opinar, defender pontos de vista são ações fundamentais desenvolvidas nessa etapa, servindo para que ela demonstre os conhecimentos necessários para o início do processo de aquisição da leitura e da escrita. Por essa razão, na Educação Infantil, a proposta pedagógica da escola está centrada na formação integral do indivíduo, oferecemos condições ao aluno para ampliar as potencialidades cognitivas, afetivas e sociais, disponibilizando diversas ferramentas e técnicas pedagógicas, voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências, contribuindo para a autonomia e realização de seus sonhos.

Assim, desenvolvemos um trabalho pedagógico baseado nas diferenças e nas peculiaridades apresentadas pelas crianças em sua evolução, cultivando o interesse e o amor pelo aprendizado, através de experiências e atividades estimulantes em um ambiente acolhedor, no qual a criança se sinta segura, valorizada e motivada a aprender.

Para isso oferecemos ambientes variados e cuidadosamente planejados, com o objetivo de garantir a exploração de diferentes potencialidades cognitivas, afetivas e sociais das crianças:
• Salas de aulas arejadas, com o mobiliário e recursos visuais adequados, para atender as necessidades de cada faixa etária, com conforto e segurança.
• Brinquedoteca contendo uma variedade de materiais pedagógicos e educativos, tais como piscina de bolinhas, supermercado, oficina mecânica e camarim, entre outros, de modo a atender às especificidades lúdicas de cada faixa etária, possibilitando que a criança aprenda de forma divertida e natural.
• Sala de leitura e TV contendo um acervo considerável de obras literárias infantis, as quais tanto podem ser exploradas pelo contador de histórias existente na escola, como podem ser exploradas individualmente pelas crianças, despertando-as para o prazer pela leitura.
• Parque contendo vários brinquedos, incluindo um “brinquedão” especialmente projetado para atender as crianças com segurança, de acordo com cada faixa etária, no qual podem experimentar a interação e o convívio social.
• Quadra esportiva com gramado sintético ao ar livre para atividades físicas, jogos e brincadeiras variadas, mediante as quais os alunos experimentam situações de interação e o convívio social, bem como exploram os próprios movimentos corporais.

Dessa forma, a formação da criança é enriquecida por jogos, brincadeiras de roda, expressão corporal, atividades físicas, dramatização, atividades ao ar livre, aulas de culinária e arte, exposições culturais, estudos do meio, musicalização, entre outras, de maneira a despertar-lhe para o conhecimento e para as múltiplas possibilidades do aprender.

MÓDULOS

INFANTIL 1 - 1 ano e meio a 2 anos e meio
INFANTIL 2 - 2 anos e meio a 3 anos e meio
INFANTIL 3 - 3 anos e meio a 4 anos e meio
INFANTIL 4 - 4 anos e meio a 5 anos e meio

Áreas do conhecimento e eixo diversos
+ Aulas Extracurriculares + Socialização | Interação | Atitudes
+ Música + Linguagem e Letra
+ Natureza e Sociedade + Artes
+ Língua Inglesa + Movimento
+ Matemática + Independência e Autonomia
+ Descobertas + Brincadeira

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Entre as atividades de enriquecimento curricular oferecidas pelo Colégio Santa Clara, encontram-se as opções a seguir: Ballet, Judô, Cozinha Pedagógica, Hora do Conto, Projeto Alimentação Saudável e Musicalização.

Colégio Santa Clara Colégio Santa Clara Colégio Santa Clara Colégio Santa Clara Colégio Santa Clara Colégio Santa Clara Colégio Santa Clara