PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa proposta é oferecer um ensino de qualidade, que garanta uma formação abrangente, considerando-a em seu aspecto integral e por meio de ações que possibilitam aos nossos alunos a construção de conceitos e valores e a apropriação de conhecimentos que são essenciais para o pleno desenvolvimento humano.

Entendemos que essa proposta deve estar em consonância com os quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Por essa razão, a Proposta Pedagógica do Colégio Santa Clara leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, e a Deliberação nº 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

A metodologia de ensino adotada pela instituição está baseada na proposta socioconstrutivista, ou seja, tendo como objetivo primordial oferecer ao aluno situações pedagogicamente planejadas para que possa descobrir e explorar todas as possibilidades de aprendizagem, construindo relações com o seu próprio corpo, com os objetos e seres existentes a sua volta, no tempo e no espaço, desenvolvendo sua capacidade de observar, descobrir, pensar, refletir, construir e apropriar-se de diferentes experiências e conhecimentos.

Assim, cientes de que qualidade e educação caminham juntas, contamos com um sistema didático forte e inovador, que através de conteúdos completos, exercícios selecionados e revisões constantes, proporcionam aos alunos uma formação de qualidade, que irá prepará-los para enfrentar os grandes desafios, em busca da realização dos sonhos.