ENSINO FUNDAMENTAL

A grande tarefa da escola no EFI é garantir que o ensino oferecido desenvolva indivíduos plenos e capazes de interagir com o mundo a partir de uma base sólida de conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvam sua cidadania, exercendo-a de forma ética, autônoma e responsável.

Para isso, oferecemos:

• Ambientes variados, cuidadosamente planejados e acolhedores, para garantir a exploração de diferentes potencialidades cognitivas, afetivas e sociais dos alunos.
• Uma educação de qualidade, ministrada por professores altamente qualificados e comprometidos com a aprendizagem dos alunos.
• Um ensino motivador e inspirador aos alunos, para que tenham cada vez mais o desejo de aprender e estímulos para prosseguir nos estudos, desenvolvendo plenamente suas habilidades.
• A oportunidade de escolhas para a realização de seus projetos, uma vez que aqueles que estiverem preparados sempre terão portas abertas para chegar ao topo de seus sonhos.

Por essa razão, no Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

Assim, desenvolvemos um trabalho pedagógico que possibilita a construção de todos os conceitos básicos e essenciais explorados pelas diferentes disciplinas e pela interconexão desses conceitos, garantindo uma base sólida em seu processo de formação.

No Colégio Santa Clara, o Ensino Fundamental I, correspondendo ao ensino do 1º ao 5º ano, apresenta uma carga horária de 25 (vinte e cinco) aulas semanais, sendo composto por 5 (cinco) aulas diárias, com duração de 50 (cinquenta) minutos cada, totalizando 800 (oitocentas) aulas anuais, organizadas conforme a matriz curricular proposta.

Áreas do conhecimento e eixo diversos
+ Língua Portuguesa + Biologia
+ Produção de texto| Redação + Complementos de Ciências
+ Matemática + Artes
+ História + Educação Física
+ Geografia + Língua Inglesa
+ Física + Língua Espanhola
+ Química

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Entre as atividades de enriquecimento curricular oferecidas pelo Colégio Santa Clara, encontram-se as opções a seguir, ressaltando-se a necessidade de uma quantidade mínima de alunos inscritos para a formação de uma turma:

Xadrez: Forma lúdica e divertida de explorar o desenvolvimento do raciocínio lógico, do senso crítico e reflexivo do aluno, podendo ser considerado como uma espécie de ginástica da inteligência.

Escola de Esportes: Os alunos têm a oportunidade de conhecer várias modalidades esportivas, tais como karatê, futsal, volei, basquete e handebol. O objetivo das aulas de esporte é a iniciação esportiva do aluno, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual e físico, levando-o a conhecer as características peculiares e as regras de cada modalidade, a respeitar as diferenças e aceitar a competição natural existente em cada modalidade.

Ballet e/ou Dança: As aulas caracterizam-se por sequências coreográficas, através das quais, o aluno, de forma descontraída, executa movimentos naturais e simplificados, estimulando a coordenação motora, o ritmo e a expressão. Além disso, os benefícios cardiorrespiratórios são notórios, pois é uma atividade extremamente prazerosa e que proporciona um ótimo condicionamento físico.

Treinamento para as Olimpíadas Educacionais: Os alunos podem participar de aulas diferenciadas, com uma programação avançada e compatível para cada turma/série, aulas práticas no Laboratório, entre outras atividades, a fim de que se preparem para as seletivas das principais Olimpíadas Culturais e Educacionais promovidas durante todo o ano escolar. Essas aulas se concentram nas áreas de Matemática e Astronomia.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma postura de estudante, estimulando o hábito de estudo diário, o Colégio Santa Clara desenvolve uma sistemática de avaliações semanais contínuas, de modo que a partir do 2º ano do EFI, semanalmente os alunos realizam duas atividades especiais, com valor de avaliação regular.
Dessa forma, os conteúdos podem ser avaliados aos poucos, oferecendo condições para que o professor tenha uma resposta mais rápida quanto ao processo de aprendizagem de seus alunos, podendo intervir sobre suas dúvidas e dificuldades, antes que elas se avolumem e se tornem um obstáculo ao seu desenvolvimento.

Além dessas avaliações semanais, uma vez por ano os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I participam de um simulado envolvendo todas as disciplinas (Prova Geral – PG), elaborado pelo Sistema Didático Etapa, sobre os conteúdos desenvolvidos ao longo do ano letivo, como um instrumento a mais para se mensurar o nível de compreensão, assimilação e de aprendizagem de nossos alunos.

Assim, através dessa sistemática de avaliação, desde cedo nossos alunos percebem que a realização das tarefas e dos estudos diários melhora sua organização na escola e favorece a aprendizagem dos conteúdos ensinados pelos professores.

1 2 3 4 5 6 7 8